Atualização e adaptação técnica
Como forma de estabelecer um padrão internacional à produção brasileira de dispositivos médicos, a ABIMO, há mais de 25 anos, responde pela secretaria técnica do Comitê Brasileiro Odonto-Médico-Hospitalar (ABNT/CB-026) da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
Neste contexto, foi desenvolvido o Projeto de Internalização de Normas Técnicas que, coordenado pela ABIMO, direciona seus trabalhos ao Comitê Brasileiro Odonto-Médico-Hospitalar da ABNT (ABNT/CB-026).
Para atingir o padrão normativo esperado e utilizado por bases como Anvisa e Inmetro, são executadas as seguintes atividades:
Análise, tradução e aprimoramento de textos normativos internacionais, baseados em necessidades discutidas e deliberadas em Comissões de Estudos.
Participação de especialistas brasileiros em reuniões internacionais para defesa da posição brasileira frente aos projetos de normas em elaboração.
Disseminação de informações relativas aos processos normativos nacionais e internacionais.
Consolidação da cultura normativa na fabricação e pós-mercado.
As Comissões de Estudos são responsáveis pela qualidade do acervo de Normas desenvolvidas e têm como dever a revisão periódica dessas Normas, mantendo-as atualizadas e harmonizadas com as normas similares internacionais ou mesmo trabalhando na adaptação técnica para a realidade brasileira.
A participação nessas comissões é voluntária, por meio de representantes de entidades de classe, universidades, serviços de saúde, órgãos governamentais e não governamentais, fabricantes, importadores e distribuidores de produtos e serviços.
“O ABNT/CB-026 possui um site para informações sobre as diversas Comissões de Estudos que periodicamente discutem temas escopo de suas atuações, sendo possível verificar por meio do endereço: www.cb26.org.br”, relata Joffre Moraes.